Água Invisível



A água, que é um recurso imprescindível para a existência da vida, infelizmente vem sendo cada vez mais desperdiçada. Sabemos que a quantidade de água presente hoje no planeta Terra não é maior que há 2,2 bilhões de anos, o que nos remete a ideia de recurso não renovável.

De acordo com a revista National Geographic de abril de 2010, das águas existentes, aproximadamente 97% encontram-se no mar, são salgadas. Dos 3,0% que compõe a água potável do planeta, 69,6% - que representam 24,36 milhões de trilhões de litros - estão confinados em mantas de gelo, 10,55 milhões de trilhões de litros encontram-se sob a terra, e em aqüíferos e apenas 0,3% formam rios, lagos e manguezais, dos quais fazemos uso.

Pouca gente sabe que podemos classificar a água de duas maneiras: a primeira é a medida direta dos recursos hídricos, trazida por encanamento, aquela que podemos visualizar, chamada de água real. Já a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço, a que está embutida no produto, não apenas no sentido físico, mas também no sentido virtual, considerando a água necessária aos processos produtivos, é chamada água invisível ou água virtual, conceito apresentado pelo geógrafo Tony Allan em 1993. É a medida indireta dos recursos hídricos consumidos por um bem.

A estimativa da água requerida no cultivo dos vários tipos de plantas é feita em função do tipo de solo, clima, técnica de plantio e irrigação, etc. Existem softwares que podem ser usados para este fim. Daí, temos em números a água invisível gasta na produção de determinados alimentos em litros de água gastos por quilo de alimento produzido:



Precisamos usar de nosso raciocínio, fazendo uso de meios que viabilizam a economia da água no nosso dia-a-dia, como o mictório, a descarga econômica ou torneiras com sensores. Através do uso da descarga econômica, por exemplo, alcança-se uma economia de 77% e com a torneira com sensores de 70%, dessa forma o consumo diário de água nos banheiros reduz-se consideravelmente.

Tomemos consciência de que possuímos quantidade limitada de água, economizemos água também através de pequenas ações: ao escovar os dentes, lavando o rosto ou o carro, na cozinha... A água é um recurso imprescindível para a existência da vida.



Free Template Blogger collection template Hot Deals BERITA_wongANteng SEO theproperty-developer

0 Response to "Água Invisível"

Postar um comentário