A Cogeração de Energia

Cogeração é a produção simultânea e de forma seqüenciada, de duas ou mais formas de energia, por exemplo, térmica e elétrica, a partir de uma única fonte primária, isto é, de um único combustível. Falamos muito em sustentabilidade, geração de energia por fontes limpas, em eficiência energética, e até em auto-suficiência energética, tópicos que estão diretamente ligados a cogeração de energia.

Por mais eficiente que seja um gerador termelétrico, a maior parte da energia contida no combustível usado para seu acionamento é transformada em calor e perdida para o meio-ambiente. Trata-se de uma limitação física que independe do tipo de combustível ou do motor. Por esta razão, no máximo 40% da energia do combustível usado em um gerador pode ser transformada em energia elétrica. Quando o calor produzido na geração elétrica é usado no processo produtivo sob a forma de vapor, a eficiência energética é bem mais elevada, por tornar útil até 85% da energia do combustível – dados do Instituto Nacional de Eficiência Energética.

Sabemos que a energia difere da água no sentido de que não é possível reaproveitá-la, por isso surge a necessidade da sua otimização, podendo ocorrer através de sistemas de cogeração. O funcionamento desses sistemas pode ser explicado da seguinte forma: antes da dissipação da energia produzida em forma de eletricidade, a energia criada é aproveitada também em forma de calor. Através da queima do combustível, um gerador é acionado produzindo energia elétrica, aproveitando-se o calor gerado pela combustão no processo.

Temos como modelo, o aeroporto Zumbi dos Palmares, de Maceió, o primeiro do Brasil a fazer uso de um sistema de cogeração, fornecendo energia ambientalmente limpa, o que prova que essas não são tecnologias distantes da nossa realidade.

Observando os números e a necessidade de redução de emissão de CO2 , percebemos ser no mínimo interessante o investimento nesses sistemas e concluímos que cogeração é sinônimo de: prática de racionalidade energética.



Free Template Blogger collection template Hot Deals BERITA_wongANteng SEO theproperty-developer

0 Response to "A Cogeração de Energia"

Postar um comentário